Por Ana Paula Pereira Falcão (UNIPÊ) e
Sheylla Maria Mendes (UFCG)
Tereza Correia da Nóbrega Queiroz nasceu em 17 de junho de 1949 na cidade Patos-PB. Concluiu o curso de Licenciatura na antiga Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFPB no ano de 1970 e o Mestrado em Sociologia na UFPB no ano de 1993. A dissertação intitulada “Políticas Participativas e Extensão da Dominação: o Programa do Leite para Crianças Carentes” foi orientada pela professora Ana Maria Queiroga Fausto Neto. Em 1999, concluiu o Doutorado em Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação da Profa. Silke Weber, com tese posteriormente transformada no livro “Lideranças Populares, esfera pública, identidades”.
No ano de 1976, aos 26 anos, Tereza Queiroz iniciou sua trajetória docente no Departamento de Filosofia da UFPB e posteriormente no Departamento de Ciências Sociais da mesma Universidade, onde se tornou professora titular em 2017. Ao longo de quarenta e três anos de atividades no ensino superior, ministrou diversas disciplinas na Graduação e na Pós-graduação, tais como: Metodologia das Ciências, Introdução à Sociologia, Sociologia Brasileira, Metodologia das Ciências Sociais, Métodos de Pesquisa Qualitativa, Sociologia Urbana, Sociologia da Juventude, Teoria Sociológica I, Teoria Sociológica II, Cultura e Sociabilidades, entre outras.
Durante a sua atuação, desempenhou as funções de Chefe do Departamento de Ciências Sociais, de 2002 a 2004; Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, de 2013 a 2015; e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, de 2015 a 2017.
Tereza Queiroz sempre permaneceu atenta e engajada nas demandas e movimentos sociais. Durante o período em que atuou na UFPB, participou de diversas pesquisas e projetos, entre eles, o Conexões dos Saberes, sobre os Movimentos Sociais Urbanos do Nordeste. O projeto era formado por pesquisadores de universidades da região, que incluíam a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal da Paraíba. A proposta era entender as insurgências que vinham ocorrendo principalmente nas capitais dos estados nordestinos e que explicitavam conflitos e articulavam a emergência de novos atores na cena política.
Outro campo de pesquisa explorado por Tereza Queiroz foi o dos grupos e culturas juvenis. Ao fundar um grupo de pesquisa na UFPB, realizou estudos sobre os anarco-punks, o hip hop, as turmas de bairro, os grupos de rock e também outros produtores de identidades juvenis. Teve ainda importante atuação no campo da Sociologia Urbana. Organizou o livro “Da Casa à Praça: um Estudo da Revitalização de Praças em João Pessoa”, em parceria com a Profa. Dra. Mónica Franch, em que se analisa os impactos de um projeto de intervenção urbana em oito praças da cidade de João Pessoa-PB.
Além disso, Tereza Queiroz atuava com criatividade ministrando aulas que ultrapassavam o debate teórico ao fornecer aos discentes estímulos às pesquisas de campo. O seu desempenho enquanto orientadora de monografias, dissertações e teses de doutorado sempre esteve caracterizado pelo incentivo à autonomia e à criatividade dos alunos. Ainda assim, nos momentos em que as atribuições da vida acadêmica pareciam intransponíveis para os seus orientandos, ela os conduzia lhes encorajando a produzirem trabalhos científicos relevantes e inovadores, tais como os que tratam da condição dos jovens na contemporaneidade, os relacionados aos movimentos sociais, sociabilidades, violência juvenil, sociologia urbana, entre outros.
Acreditamos que o seu compromisso ético-político com as causas sociais continua estimulando aqueles que tiveram a honra de tê-la como professora durante os quarenta e três anos de sua atuação enquanto educadora e pesquisadora confiante, sensível e capaz de orientar para além dos muros da universidade, para a vida.
Sugestões de obras da autora:
QUEIROZ, T. C. N.. Lideranças populares, esfera pública, identidades. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012.
QUEIROZ, T. C. N. e FRANCH, M. (Org.). Da casa à praça. Um estudo da revitalização de praças em João Pessoa. 1. ed. Belo Horizonte: Argumentum Editora, 2010. v. 1. 192p.
QUEIROZ, T. C. N.; ALVIM, R. (Org.); FERREIRA JUNIOR, E. (Org.) . Jovens e juventudes. 1ª. ed. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB; Edições PPGS/UFPB, 2005. v. 1. 246p.
QUEIROZ, T. C. N.; ALVIM, R. (Org.); FERREIRA JUNIOR, E. (Org.). (Re)construções da juventude. Cultura e representações contemporâneas. 1ª. ed. João Pessoa: Editora Universitária PPGS/UFPB, 2004. v. 01. 185p.
QUEIROZ, T. C. N.. Juventude é atitude. Qual é a sua? Recife: Oito comunicação humana/Centro de Cultura Luís Freire/Prefeitura do Recife/WK Kellog Foudantion, 2003. v. 1. 36p.