Por Heraldo Souto Maior (UFPE)
Silke Weber nasceu em Aracaju em 18 de agosto de 1938. Ainda nesse ano veio para o Recife onde fez o Curso Primário no Grupo Escolar João Barbalho e o Curso Secundário (Ginasial e Pedagógico) na Academia Santa Gertrudes (2 anos) e no Colégio Nossa Senhora do Carmo. Fez o Curso Superior (Pedagogia) e o Curso de Especialização (Orientação Educacional) na Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE).
No que a concerne, nascida durante a segunda guerra mundial em família de classe média intelectual de origem alemã, não partidária do nazismo, felizmente, a sua socialização secundária exigiu combinações bem distintas da de seus colegas dado o incentivo ao recurso à lógica e à independência de pensar e de agir o que permitiu o desenvolvimento de certo protagonismo nos ambientes vivenciados e, portanto, mais adiante, de uma inserção ativa mais ampla com desdobramentos não antevistos.
Assim, desde o início da escolaridade mesclavam-se debates sobre o mundo e sobre o Brasil ganhando destaque a construção da democracia nas suas diferentes dimensões, especialmente, a do acesso à educação formal e o incômodo com as desigualdades sociais, tão evidentes no país.
Participou do MCP (Movimento de Cultura Popular do Recife), criado em 1960, durante o governo Miguel Arraes na prefeitura da cidade e extinto em 1964 com o golpe civil militar. Reunia estudantes universitários, intelectuais e artistas com o objetivo de levar alfabetização e educação de base às classes populares.
Nesse período, indicada pela Juventude Universitária Católica (JUC), recebeu bolsa de estudos na França, para realizar curso de especialização em Planejamento da Educação, no IRFED (Institut international de recherche et de formation éducation et développement). Uma vez em Paris, além do curso no IRFED, explorou o mundo universitário mediante frequência a cursos, seminários e bibliotecas que lhe seriam de grande valia no momento em que foi instada a permanecer em Paris a partir do golpe de de 1964 quando decidiu organizar-se visando sua pós-graduação . Fez o mestrado em Psicosociologia entre 1964 e 1966 na École des Hautes Études en Sciences Sociales, (EHESS), e obteve o doutorado em Sociologia na Université René Descartes – Paris V (1972), sendo a sua tese publicada em 1976 pelo CNRS Realizou pós-doutoramento nas Universidade de Bremen, de Paris V e na London School of Economics and Political Sciences (LSE).
Teve, portanto, uma formação diversificada que a permitiu ver a realidade complexa, livrando-a das visões estreitas da complexa realidade social. É bom que se note que esse conhecimento extrapolou a pura compreensão do tecido social, esteve, também, a serviço da ação, seja em cargos executivos seja em movimentos de participação social. Foi secretária de Educação de Pernambuco em dois momentos, entre 1987-1990 e 1995 e 1998. Prestou assessoria e consultoria a órgãos como CAPES, CNPq, Ministério da Educação e Cultura, Conselho Nacional de Educação, Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior, Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco (CEDES).
Tem mais de 50 trabalhos escritos e publicados entre livros, artigos, além de apresentações em congressos, conferências, entrevistas, etc…
Por 35 anos foi lotada no Departamento de Psicologia da UFPE – Área de Psicologia Social, onde se aposentou por exercício do tempo limite. Por todo esse tempo esteve como professora do PIMES (Programa Integrado em Economia e Sociologia), hoje PPGS (Programa de Pós-Graduação em Sociologia), do qual participou de sua fundação em 1967, e onde continua como Professora Colaboradora.
É professora emérita da UFPE. Em 2009, recebeu o Prêmio “Florestan Fernandes” XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia e em 2019, o Prêmio de Excelência Acadêmica em Sociologia “Antonio Flávio Pierucci” na 43a. Reunião Anual da ANPOCS.
Como se vê, é uma vida dedicada á Psicologia Social, à Sociologia e à ação no campo social. Ficamos com a impressão de existência de um tempo elástico.
Sugestões de obras da autora
Farias, Maria Salete B. (Org.) ; WEBER, S. (Org.) . Pesquisas Qualitativas nas Ciências Sociais e na Educação – propostas de análise de discurso. 01. ed. Joâo Pessoa – PB: Editora Universitária da UFPB, 2008. v. 01. 306p .
WEBER, S.; LEITHAUSER, T. . Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social. 1a. ed. Recife -PE: Editora Universitária UFPE, 2007. v. 1. 330p .
MARTINS, C. B. ; WEBER, S. . Sociologia da Educação: democracia e cidadania. In: Carlos Benedito Martins; Heloisa Helena T. de Souiza Martins. (Org.). Horizontes das Ciências Sociais no Brasil: Sociologia. 1ed.São Paulo: ANPOCS, 2010, v. 1, p. 131-201.
WEBER, S.. A RBEP e as políticas educacionais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso), v. 93, p. 323-352, 2012.
WEBER, S.. Alguns aspectos das contribuições francesas para o debate eo sistema educacional brasileiro. Cadernos de Estudos Sociais, v. 26, p. 161-168, 2011.