Por Carla Regina Mota Alonso Diéguez (FESPSP)
Samuel Harman Lowrie foi um sociólogo estadunidense que esteve na Escola Livre de Sociologia e Política na década de 1930 e foi responsável pela condução de uma das primeiras pesquisas de padrão de vida realizadas no Brasil.
Lowrie nasceu em 1894 no Texas e entre os anos de 1917 e 1932 concluiu os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, este último na Universidade de Columbia. Em 1933, Samuel Lowrie foi convidado a compor o corpo docente da recém inaugurada Escola Livre de Sociologia e Política.
Entre os anos de 1933 e 1939, Samuel Lowrie foi professor da Escola Livre de Sociologia e Política, onde realizou diversas pesquisas, algumas publicadas na Revista do Arquivo Municipal de São Paulo (RAMSP), órgão do Departamento de Cultura do município de São Paulo, à época dirigido por Mário de Andrade.
Dois textos publicados na RAMSP merecem destaque. O primeiro é o artigo publicado no volume 15 do ano de 1935, sob o título de Informações sobre a ELSP de São Paulo. Este artigo é o memorial entregue aos deputados estaduais de São Paulo com o objetivo de diferenciar a Escola Livre de Sociologia e Política da então recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e trazer, novamente, os recursos da administração pública, agora investidos plenamente na USP, para a ELSP.
O segundo artigo é a Pesquisa do padrão de vida das famílias dos operários da limpeza pública de São Paulo, cujo relatório foi publicado no volume 51 do ano de 1938 na Revista do Arquivo Municipal de São Paulo, que se tornou referência para as decisões à época sobre reajustes salariais e pisos salariais do operariado urbano.
Em 1938, o Prof. Lowrie retornou aos Estados Unidos para ser o primeiro chefe do Departamento de Sociologia da Bowling Green State University, no Estado de Ohio, da qual tornou-se professor emérito. Finalizou sua carreira na San Diego State University. Faleceu em dezembro de 1975 na cidade de Claremont, Califórnia.
Durante sua vida intelectual, Lowrie dedicou-se, principalmente, aos temas da família e do casamento, população e relações raciais e interculturais, publicando trabalhos como Culture and Conflict in Texas: 1821-1835, Early and Late Dating: Some Conditions Associated with Them no periódico Marriage and Family Living e Dating Theories and Student Responses na American Sociological Review.
Sua passagem pela ELSP foi marcante em diversos sentidos. Pela sua estadia de cinco anos no Brasil, Lowrie contribuiu diretamente com as pesquisas produzidas pela ELSP em parceria com o Departamento de Cultura do Município de São Paulo, sendo a sua pesquisa sobre padrão de vida considerada pioneira, seja por ter o trabalho como objeto, seja por trazer uma mudança no olhar dos estudos sobre estratificação social, que passaram das classes dominantes para as classes dominadas.
Sugestões de obras do autor
LOWRIE, Samuel. Culture and Conflict in Texas: 1821-1835. New York: Columbia University Press, 1932.
LOWRIE, Samuel. Informações sobre a Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo. Revista do Arquivo Municipal de São Paulo. São Paulo, v. 15, 1935.
LOWRIE, Samuel. Que é cultura? . Revista do Arquivo Municipal de São Paulo, v. 18, 1935.
LOWRIE, Samuel. Assistência Filantrópica na Cidade de São Paulo. Revista do Arquivo Municipal de São Paulo, vs. 27, 28 e 29, 1936.
LOWRIE, Samuel. Ascendência das crianças registradas no Parque Dom Pedro II. Revista do Arquivo Municipal de São Paulo, v.39, 1937.
Sobre o autor
CERQUEIRA, Vera Lúcia Cardim de. Contribuições de Samuel Lowrie e Dina Lévi-Strauss ao Departamento de Cultura de São Paulo (1935 -1938). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais ) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
DEL VECCHIO, Angelo; DIÉGUEZ, Carla. As pesquisas sobre o padrão de vida dos trabalhadores da cidade de São Paulo. Horace Davis e Samuel Lowrie, pioneiros da sociologia aplicada no Brasil. São Paulo: Editora Sociologia e Política, 2009.