Por Lorena Holzmann (UFRGS)
Nasceu no Uruguai em 22 de novembro de 1940. Radicada em Porto Alegre com sua família, fez seus estudos de graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde concluiu o curso de Ciências Sociais em 1963. Em 1965 começou a dar aulas nessa universidade, em cursos de graduação. Em 1983 concluiu o doutorado em Estudos Latino Americanos na Universidad Nacional Autónoma de México, defendendo a tese Los intelectuales y la crisis ideológica en los años 1920 en Brasil, orientada por Carlos Moreno.. Ao retornar do México passou a integrar o Curso de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, na UFRGS, origem do atual PPGSociologia. Ao curso original integrou-se, depois, a área de Antropologia, e posteriormente, as três áreas se separaram, formando programas de pós-graduação independentes. Em 1991-1992 fez pós-Doc em Paris na École des Hautes Études en Sciences Sociales, com bolsa da CAPES.
No período em que esteve no México, Susana conviveu com cientistas sociais procedentes do Brasil e de outros países da América Latina que haviam deixado seus países de origem, asilando-se no México, em decorrência das ditaduras lá instaladas ao longo dos anos 1960 e 1970. Foi quando constatou que o Brasil conhecia pouco ou nada da produção intelectual latino-americana, assim como o Brasil era pouco conhecido entre intelectuais do continente. Foi dessa profícua convivência que Susana concebeu a proposta de realizar um evento que reunisse em Porto Alegre importantes pesquisadores latino-americanos e brasileiros, a fim de debater e refletir sobre a realidade da região, as especificidades de cada contexto nacional e as contribuições teóricas e metodológicas desses intelectuais. Essa iniciativa foi imensamente exitosa, reproduzida em mais dez versões, com uma periodicidade de dois ou mais anos. Algumas dessas versões tiveram a competente coordenação de Susana; outras foram assumidas por outros professores do Programa, mas é à professora Susana que se deve a iniciativa de tão relevante proposta, para o PPG e para as ciências sociais no sul do país.
Como docente, Susana ministrou disciplinas na área da Sociologia da Cultura e como pesquisadora desenvolveu investigações em temas de Diplomacia Cultural, Mercosul, Relações Internacionais. Organizou e coordenou o Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/ UFRGS. Orientou 16 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado e participou de inúmeras bancas examinadoras de trabalhos de conclusão de graduação e pós-graduação. Teve seis livros publicados, como autora ou como organizadora, sola ou em parceria com outros professores. Coordenou a publicação do Tesauro de Relações Internacionais, publicado pela Editora da UFRGS, em 2008. Assessorou e deu consultoria a universidades para a implantação de mestrados profissionais.
Simultaneamente às atividades docentes e de pesquisa, Susana Soares exerceu funções administrativas e de coordenação, como o já citado PPG em Relações Internacionais, a coordenação do Projeto San Tiago Dantas (CAPES) no PPGRelações Internacionais. Dirigiu o Centro Brasileiro de Documentação e Estudos da Bacia do Prata/UFRGS. Foi Vice-Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UFRGS. Se aposentou em novembro de 2010.
Sugestões de obras da autora:
SOARES, M.S.A. El Mercosur y su contexto regional y internacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999, 213p.
SOARES, M.S.A. Instituições políticas comparadas dos países do Mercosul. Rio de Janeiro: FGV, 1998, 492p.
SOARES, M.S.A. (coord.). Tesauro de Relações Internacionais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.