Por Patricia dos Santos Dotti do Prado (UFPR)
Maria Olga Mattar (1923-2012) foi uma socióloga paranaense, formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná em 1944. Sua livre docência em Sociologia data de 1958, “O Preconceito e sua Força Desagregadora na Vida Social”, e foi realizada sob orientação de Bento Munhoz da Rocha Netto, catedrático do então curso de História & Geografia da FFCLPR. Além da tese, publicada em formato de livro em 2005, Mattar escreveu dois manuais de ensino de Sociologia em 1998, organizados em um único livro de introdução à epistemologia sociológica e intitulado Organização e Contexto Social: Para Aprender Sociologia.
Graduada em Filosofia em 1944, logo após sua formatura, Mattar assumiu o cargo de professora assistente de História da América, em substituição ao catedrático Bento Munhoz da Rocha Neto. Frequentemente, ele, que era também governador do estado do Paraná, se ausentava dos cursos e disciplinas; por esse motivo, comumente seus assistentes de ensino se responsabilizavam pela condução dos cursos. Além de catedrático da referida cadeira, Bento Munhoz era também professor interino da cátedra de Sociologia desde 1948, cujo titular era Omar Gonçalves da Motta.
Oficialmente, a professora assumiu a cátedra de Sociologia como assistente em 1951, novamente em substituição a Munhoz da Rocha, e permaneceu como docente do curso até sua aposentadoria, em 1981. Simultaneamente às aulas na FFCLPR, em 1955, Mattar ingressou como professora na PUCPR, também no curso de Ciências Sociais. Cabe mencionar, ainda, que, desde 1952, Mattar era professora do ensino público paranaense, lotada no Colégio Estadual do Paraná.
Como logo se vê, acompanhar sua trajetória lança luz à conformação das Ciências Sociais no Paraná tanto do ponto de vista da circulação de ideias sobre o que seriam as Ciências Sociais, seu objeto e método quanto das próprias condições do ofício intelectual no Paraná – pontos que discuto adiante. Essa bionota, portanto, ultrapassa o ponto de vista da memória para discutir em simultâneo a organização de perspectivas intelectuais e materiais sobre as Ciências Sociais, em particular a Sociologia, no Paraná. Assim, me dedico neste breve texto a apresentar três aspectos da institucionalização das Ciências Sociais através da trajetória da professora: a sistematização de conhecimentos sobre a Sociologia enquanto ciência; a formação em Ciências Sociais na FFCLPR; a circulação de ideias sobre Sociologia no Paraná.
O primeiro ponto que eu gostaria de abordar é o esforço de Olga em sistematizar um entendimento da Sociologia como um conhecimento específico sobre o mundo. Retomemos seu percurso de formação: Olga Mattar era formada em filosofia, foi orientada por um historiador, ainda que autodidata, e construiu sua carreira intelectual como socióloga. Ainda que Mattar não tenha publicado muitos materiais, ela se dedicou a produzir duas apostilas de ensino de Sociologia, editadas em livro único cujo mote era introduzir o pensamento sociológico a estudantes. Não obstante, os manuais eram indicados também a profissionais que buscassem um material organizado e condensado sobre as diferentes correntes sociológicas e seus objetos. Ressalto que a própria Olga Mattar utilizava os materiais em suas aulas no ensino básico e nas disciplinas introdutórias de Sociologia aos calouros universitários.
A considerar sua formação não especializada – naturalmente, em 1944 as demais universidades brasileiras tampouco eram dotadas exclusivamente de corpo docente especializado por curso, creio que a confecção de seus materiais didáticos focados no ensino de Sociologia seja digno de nota quanto à elaboração do pensamento sociológico no Paraná. A base de seus manuais é uma sociologia durkheimiana, introduzida a partir de bases científicas e generalizantes; o método de coleta de dados é acentuado em detrimento da figura do pesquisador, que deve estar sempre vigilante em relação a seus interesses e pré-noções. Embora se trate de uma perspectiva de clara ressonância durkheimiana, Mattar desenvolveu um pensamento sociológico próprio, no qual buscou condensar diversas correntes teóricas devido a finalidades didáticas. Isto é, ao invés de tratar a Sociologia de seus manuais como uma perspectiva em específico, Mattar a desenvolveu como uma síntese de diversas correntes distintas. Em sua visão, tal unidade teórica auxiliaria os professores e jovens estudantes a melhor compreenderem a Sociologia.
Esta síntese teórica, no entanto, não era exclusiva de Mattar. Os conteúdos didáticos promovidos nas graduações da FFCLPR tendiam a oferecer um quadro semelhante de conteúdos, nos quais a figura do professor estava relacionada a uma explanação sintética, e por vezes pessoal, de diferentes perspectivas teóricas. É esse o segundo ponto que gostaria de discutir.
A abordagem proposta por Mattar em seus manuais pode ser melhor compreendida a partir de dois diferentes fatores, relativos à FFCLPR em sua primeira década de funcionamento (1938-1948): 1) a formação de um corpo docente, na Faculdade, não apenas não-especializado como lotado por sujeitos de importância política para o estado, que não necessariamente desejassem construir uma carreira ou contribuir para o desenvolvimento de uma área de conhecimento; 2) as próprias condições financeiras da FFCLPR, uma vez que, à época, a instituição enfrentou dificuldades de ordem econômica. Relativamente ao ponto 2, tais entraves se expressavam, naturalmente, na compra de livros, materiais didáticos e promoção de eventos. Por outro lado, é fácil nomearmos uma série de docentes cujas carreiras foram de central importância para suas áreas de ensino, a despeito de tais problemas, como José Loureiro Fernandes e Brasil Pinheiro Machado. Busco acentuar, com isso, a complexidade da produção de conhecimento na FFCLPR, em vez de reduzi-la simplesmente a dois fatores. Nota-se, pois, como o período de formação de Olga Mattar se expressou em seu modo de pensar e, especificamente, de produzir conteúdos.
Por fim, o terceiro ponto de atenção está na divulgação de suas perspectivas sociológicas através das instituições e redes de sociabilidade pelas quais circulou. O circuito profissional de Mattar foi centrado nas duas principais instituições de ensino superior do Paraná: a UFPR e a PUCPR, além da docência no Colégio Estadual do Paraná, escola da maior importância no ensino básico local. Seus materiais de ensino denotam, pois, o esforço da professora em sistematizar um conhecimento sobre a Sociologia enquanto uma ciência específica; ao mesmo tempo, lançam luz à escassez de discussões e circulação de ideias sobre a disciplina no Paraná. Dentre as justificativas de Mattar para a produção destes conteúdos, estavam a pouca produção de manuais especializados bem como a dificuldade de encontrá-los à disposição. A iniciativa de escrever as apostilas de ensino é, assim, particularmente interessante, ainda mais quando considerada à luz de sua formação acadêmica generalista e em relação aos espaços profissionais nos quais circulou. Não busco, com isso, afirmar que Mattar construiu uma perspectiva dominante da sociologia paranaense e, sim, acentuar sua relevância para a circulação de ideias sobre a Sociologia, haja vista sua docência em espaços de formação de professores de Ciências Sociais.
Além dos breves fatores mencionados, a trajetória de Olga Mattar nos informa também sobre a docência de mulheres no ensino superior paranaense. Sua tese de livre-docência, por exemplo, reuniu inúmeros questionários, aplicados a homens e mulheres, sobre a docência feminina em instituições de ensino superior, com vistas a avaliar a aderência de um pensamento conservador nas universidades. O pontapé para o tema foi a própria experiência de Mattar, criticada pelos jovens alunos da FFCLPR por ser uma professora mulher. A atenção à sua vida nos revela, portanto, a experiência de uma mulher no ensino superior paranaense, cujas atividades e práticas docentes estiveram no centro da divulgação de um pensamento sociológico no Paraná.
Sugestões de obras da autora
MATTAR, Maria Olga. Contexto e Organização Social: para aprender sociologia. Curitiba: [s.e.], 1998.
MATTAR, Maria Olga. Raízes da exclusão social, o preconceito e sua força desagregadora na sociedade. Curitiba: Gráfica Ativa, 2005.
Sobre a autora
MATTAR, Maria Olga. Maria Olga Mattar completa 53 anos dedicados à educação. In: Vida Universitária PUCPR, n. 170, mar. 2007.
PRADO, Patrícia dos Santos Dotti do. Para entender sociologia: os manuais escolares de Maria Olga Mattar. Em Tese, Florianópolis, v. 16, n. 01, p. 95-114, jan./jun., 2019.