Maria Lucia Maciel

Por Christiana Soares de Freitas (UnB) e
Sarita Albagli (IBICT)

Maria Lúcia Maciel, afetuosamente conhecida como Luca, marcou sua contribuição para o campo da sociologia no Brasil, particularmente nas questões de ciência, tecnologia, poder e sociedade. Foi também responsável por despertar a paixão pela carreira acadêmica em dezenas de alunas e alunos que tiveram a honra de conhecê-la e com ela aprender.

Sua formação acadêmica teve início na Universidade de Brasília, onde realizou a graduação em ciências sociais. Fez mestrado em Sociologia na Université Libre de Bruxelles (1981) e doutorado em Sociologia na Université de Paris VII (1986).

De volta ao Brasil, Luca foi fundamental para a consolidação institucional do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília e para a constituição da linha de pesquisa em Ciência e Tecnologia. Atuou principalmente nos temas de ciência e tecnologia para o desenvolvimento; conhecimento e inovação; produção e circulação da ciência. Luca foi peça-chave na constituição do Programa de Pós-graduação e, também, na formação dos alunos da graduação em atividades de pesquisa, tendo iniciado o Programa de Educação Tutorial (PET) no Departamento.

Ainda na UnB, Luca foi a primeira editora da Revista Sociedade & Estado, uma das revistas hoje reconhecidas internacionalmente como fonte de saber sociológico.

Seu foco em inovação e conhecimento para o desenvolvimento levou-a ao pós-doutorado, em 1991, no Istituto de Studi sulla Ricerca Scientifica (ISRDS, CNR, Itália). O resultado da pesquisa foi o livro O Milagre Italiano: caos, crise e criatividade, publicado em 1996 pela Editora Paralelo 15. A inovação é ali vista como uma síntese entre mudanças tecnológicas e sociais, tendo como referência histórica a experiência do sorpasso italiano da década de 1980, onde se projetam os arranjos entre empresas, universidades, centros técnicos, entidades da sociedade civil, sindicatos e administrações locais na busca de soluções adequadas para problemas particulares, em oposição aos grandes projetos estatais centralizadores.

De 2000 a 2003, atuou como pesquisadora visitante da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais, no Instituto de Economia da UFRJ. A partir de 2003, atuou como professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, a partir de 2010, como professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, desenvolvido pela UFRJ em associação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Em 2003, foi cofundadora e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc), junto com Sarita Albagli, tendo criado e atuado como editora do periódico científico Liinc em Revista. Seu foco de pesquisa, nesse período, centrava-se em questões como ciência e tecnologia para o desenvolvimento, divulgação científica, os movimentos acadêmicos por uma ciência aberta e as potencialidades da inovação aberta.

Entre as suas inúmeras contribuições ao processo de construção do campo da sociologia da ciência e tecnologia no Brasil, Luca atuou como diretora do Instituto Ciência Hoje. Foi membro da Diretoria da ANPOCS no biênio 1997-1998. Na SBS, coordenou, juntamente com Maira Baumgarten e Fernanda Sobral, o GT Ciência, Tecnologia e Inovação Social. Também foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) por dois mandatos (1989-91 e 2011-2013) e secretária regional da SBPC-RJ de 2004 a 2006. Faleceu em outubro de 2019. Seu desempenho foi lembrado em novembro de 2020, quando a SBPC realizou cerimônia virtual para reverenciar dez cientistas brasileiros que atuaram de forma seminal para a ciência brasileira e que tiveram grande importância para a vida institucional da entidade.

Sugestões de obras da autora:

MACIEL, M. L. O Milagre Italiano. Caos, Crise e Criatividade. Rio de Janeiro: Relume Dumará / Brasília: Paralelo 15 Editores, 1996.

ALBAGLI, S.; MACIEL, Maria Lucia ; ABDO, Alexandre Hannud . Ciência aberta, questões abertas. 1. ed. Brasília. Rio de Janeiro: IBICT UNIRIO, 2015. v. 1. 312p .

MACIEL, M. L.; ALBAGLI, S. . Sociedad del Conocimiento y Capital: contradicciones contemporáneas. 1. ed. Buenos Aires: La Crujía, 2012. v. 1. 200p.

ALBAGLI, S. ; MACIEL, M. L. Conocimiento, apropiación social y desarrollo. In: Maciel, M.L.; Albagli, S.. (Org.). Sociedad del Conocimiento y Capital: contradicciones contemporáneas. 1ed.Buenos Aires: La Crujía, 2012, v. 1.

ALBAGLI, S. ; MACIEL, M. L. . Informação, Conhecimento e Democracia no Capitalismo Cognitivo. In: Cocco, G; Albagli, S.. (Org.). Revolução 2.0 e a Crise do Capitalismo Global. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2012, v. 1, p. 20-35.

APPEL, A. L.; MACIEL, Maria Lucia ; Albagli, Sarita . A e-Science e as novas práticas de produção colaborativa de conhecimento científico. Revista Internacional de Ciencia y Sociedad, v. 3, p. 41-52, 2016.

Sobre a autora:

Cerimônia virtual para reverenciar dez cientistas brasileiros que atuaram de forma seminal para a ciência brasileira e que tiveram grande importância para a vida institucional da entidade. SBPC. Disponível em:
http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-relembra-legado-de-10-cientistas-durante-sua-assembleia-ordinaria/