Por André Ricardo de Souza (UFSCar)
Natural da cidade paulista de Penápolis, onde nasceu em 1935, Luiz Eduardo Wanderley se formou em ciências jurídicas em 1959, aos 24 anos, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Trabalhou nessa área até se tornar, em 1973, docente de ciências sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instituição à qual, a partir de então, se dedicou. Antes de ingressar nela, Wanderley fez mestrado em sociologia, também na USP, entre 1970 e 1972, sob orientação de José Pastore, escrevendo a dissertação: O Plano Trienal (1963-1965) e o desenvolvimento no Brasil.
Entretanto, o interesse intelectual efetivo do cidadão penapolense não se voltou para as questões de desenvolvimento, mas sim para a educação popular. Isto se deu ainda nos anos 1960, concomitantemente a seu engajamento no Movimento de Educação de Base (MEB), algo que o fez realizar viagens de assessoria a grupos comunitários católicos no Centro-Oeste e, sobretudo, no Nordeste. Tal atividade, como ele próprio afirma, levou-o da área jurídica para a de ciências sociais. Seu estudo acadêmico sobre o tema da educação e o MEB, propriamente dito, virira ocorrer apenas entre 1978 e 1982, quando elaborou a tese de doutorado em sociologia, também na USP, mas com José de Souza Martins como orientador e intitulada: Educar para transformar: educação popular, Igreja Católica e política no Movimento de Educação de Base (1961-1965).
Estando bastante envolvido no catolicismo da libertação, composto pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e pastorais sociais, veio a fazer um balanço crítico da relação entre tal fenômeno latino-americano e brasileiro e a educação popular, permeada pela perspectiva democratizante sob influência de Pasulo Freire. O resultado de tal estudo foi apresentado na Faculdade de Educação da USP, em 1993, como tese de livre docência intitulada Igreja Católica e democracia: distanciamento e aproximações. Ele havia dado aulas naquela faculdade ao final dos anos 1980. Em termos ainda de sua qualificação como pesquisador e docente, fez um pós doutorado, entre 1995 e 1996, na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris.
Na PUC-SP, Wanderley foi reitor entre 1984 e 1988, quando dom Paulo Evaristo Arns era o cardeal arcebispo de São Paulo e grão chanceler da universidade, imprimindo ambos aspectos democráticos e progressistas que foram objeto de análise desse pesquisador, vindo a escrever vários textos sobre a instituição, após aquele período.
Luiz Eduardo Wanderley integra o conselho do Centro Ecumênico de Educação e Serviços à Evangelização e a Educação Popular (CESEEP), sendo também sócio da Ação Educativa, duas ONGs relevantes na área de ecumenismo e educação. No âmbito da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, lidera o Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NELAM) e integra o Núcleo de Estudos de Religião e Sociedade (NURES). Além da universidade e da educação popular, seus outros temas investigativos são: globalização, Igreja Católica e democracia. Produziu mais de dez livros e cento cinquenta textos, entre capítulos de coletâneas e artigos em periódicos científicos. A obra Democracia e igreja popular (2007), em boa medida, representa a trajetória de seu interesse intelectual.
Em sua longa carreira, orientou ao todo mais de cem mestres e doutores em ciência sociais, além de supervisionar o pós-doutorado de alguns pesquisadores atuantes em diversas universidades. Sempre trabalhou com o jeito afável que o caracteriza, condizente com a valorização dada por ele à educação.
Sugestões de obras do autor:
WANDERLEY, Luiz Eduardo; RODRIGUES, Arlindo. (Org.). Utopia, Ética e Religião: a construção de um novo mundo. São Paulo, EDUC, 2019.
WANDERLEY, Luiz Eduardo. Educação popular: metamorfoses e veredas. São Paulo, Cortez Editora, 2010.
WANDERLEY, Luiz Eduardo. Democracia e igreja popular. São Paulo, EDUC, 2007.
WANDERLEY, Luiz Eduardo; BORON. Atílio; KRAWCZYK, Nora (Org.). América Latina: Estado e reformas numa perspectiva comparada. São Paulo, Cortez Editora, 2003.
WANDERLEY, Luiz Eduardo; BÓGUS, Lúcia (Org.). A luta pela cidade em São Paulo. São Paulo, Cortez, 1992.
WANDERLEY, Luiz Eduardo. O que é universidade. São Paulo, Brasilense, 1983.