Por Fernanda Landolfi Maia (UFPR)
Nascida em 27 de maio de 1957, na cidade de Jaraguá do Sul – Santa Catarina, é neta de Italianos que vieram ainda crianças para o Brasil. Benilde Maria Lenzi Motim veio para Curitiba com apenas um ano e sete meses, com seus pais e a irmã mais velha. Moraram provisoriamente no centro da capital, nos fundos de uma madeireira, acolhidos por parentes. No atual Bairro Alto, onde construíram uma pequena casa de madeira, seus pais tiveram mais dois filhos. O pai, que foi agricultor e marceneiro em Santa Catarina, tornou-se vidraceiro no Paraná. Fez vitrais em igrejas em inúmeras cidades do Brasil, até aposentar-se. A mãe, que foi agricultora e do lar em Santa Catarina, tornou-se costureira, tricoteira e vendedora de roupas, para ajudar no sustento da família. Benilde trabalhou, dos 14 aos 18 anos, como auxiliar de escritório.
Socióloga, cursou o Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, entre 1976 e 1979. Prestou concurso e conseguiu bolsa para cursar o Mestrado em História na mesma Universidade. Obteve o título de Mestre em 1987 e sua dissertação de mestrado, em História do Brasil, com ênfase em História Social, teve por título “Estrutura Fundiária do Paraná Tradicional – Castro: 1850-1900”, sendo orientada pelas professoras Odah Regina Guimarães Costa e Ana Maria de Oliveira Burmester. Enquanto cursava o Mestrado, em 1980, prestou concurso na Universidade Federal do Paraná, para uma vaga de Professora de Sociologia do Trabalho, no Departamento de Comunicação e Ciências Sociais. Na mesma instituição, cursou o Doutorado em História, concluído em 1999 cuja pesquisa resultou na tese intitulada “Famílias migrantes na Região Metropolitana de Curitiba: sociabilidade e estratégias de sobrevivência”, tendo como orientador o professor Carlos Roberto Antunes dos Santos.
Durante a sua atuação profissional na Universidade Federal do Paraná, foi responsável pela disciplina de Sociologia do Trabalho e outras que compunham a grade do curso de Ciências Sociais, além de ministrar disciplinas da área da sociologia em outros diversos setores. Trabalhou também com disciplinas e programas específicos voltados à formação de docentes de Sociologia para o Ensino Médio.
No âmbito da pesquisa, além dos temas de história do mestrado e doutorado e de algumas breves inserções nas temáticas sobre movimentos sociais, em parceria com colegas da sociologia e da história, trabalhou especialmente na área de Sociologia do Trabalho, na UFPR, no período de 1982 a 2015, durante o qual publicou livros e artigos científicos. O desenvolvimento e ampliação das pesquisas sobre trabalho ocorrem de forma mais consistente a partir da criação do GETS – Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade em 1993, do qual foi membro e, depois, coordenadora. Destaca-se que tal grupo agregou mais estudantes de graduação, bem como colegas e estudantes de pós-graduação de diversas áreas: sociólogos, historiadores, economistas, jornalistas, antropólogos, geógrafos, advogados, pedagogas, psicólogos, filósofos, entre outros.
Participou também das mobilizações e associações que reivindicaram o reconhecimento e regulamentação da profissão de Sociólogo, bem como o retorno da disciplina de Sociologia aos currículos do Ensino Médio. Na UFPR, participou dos esforços para o aprimoramento quanto à formação de docentes na área de Sociologia para o Ensino Médio, implantando o Grupo PET – Programa Especial de Treinamento (CAPES), no curso de Ciências Sociais, onde estabeleceu uma programação de leituras, seminários, produção de textos e outros eventos, no sentido de melhor formar professores nessa área. Ainda, foi responsável pelo Programa Licenciar, no âmbito do curso de Ciências Sociais (UFPR). Essas experiências, somadas à participação nas discussões de reforma dos currículos da graduação e da pós-graduação e, em alguns momentos, também como coordenadora ou vice-coordenadora de cursos, despertaram atenção para a necessidade de melhorar a qualidade da formação dos licenciados. Publicou em coautoria, livros de Sociologia para professores e estudantes de Ensino Médio.
Sugestões de obras da autora:
ARAÚJO, S. M. de ; BRIDI, M. A. ; MOTIM, B. M. L. . Sociologia: um olhar crítico. 1ª. ed. São Paulo: Contexto, 2009. 256p.
ARAÚJO, Silvia Maria de ; BRIDI, M. A. ; MOTIM, B. M. L. . Sociologia. 2ed. ed. São Paulo: Scipione, 2016. v. 1. 376p.
BRIDI, M. A. ; ARAÚJO, S. M. de ; MOTIM, B. M. L. . Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio (1ª reimpressão). 1ª. ed. São Paulo: Contexto, 2010. 204 p.
MOTIM, B. M. L.. Emprego na indústria automobilística: a participação do Paraná. In: Silvia Maria de Araújo. (Org.). Trabalho e capital em trânsito: a indústria automobilística no Brasil. 1ªed.Curitiba: Ed. UFPR, 2007, v. 1, p. 223-251.
RODRIGUES, M. E. MOTIM, B. M. L. Trabalho, autonomia e identidade entre os desenvolvedores de software: uma análise sobre a “natureza” e as condições de trabalho em TI. in Flexíveis, virtuais e precários? Os trabalhadores em tecnologia da informação. 1ed.Curitiba: Editora UFPR, 2018, v. 1, p. 143-172.