Aparecida Joly Gouveia

(1919-1998)

Interesses de pesquisa

Sociologia da educação; metodologia de pesquisa em Ciências Sociais.

Aparecida Joly Gouveia nasceu em 1919, na cidade de Itatiba (SP). Graduou-se em Ciências Sociais e Políticas pela Escola Livre de Sociologia e Política em 1950. Obteve o título de PhD. em Sociologia na Universidade de Chicago em 1963. Entre 1955 e 1966, atuou no Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE). Em 1966, passou a lecionar no Departamento de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP), onde alcançou os títulos de livre docente, em 1968, e professora titular, em 1983.

Livros

Professoras de amanhã: um estudo de escolha ocupacional. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, 1965.
[Republicado pela Livraria Pioneira Editora. São Paulo, 1970].

(com HAVIGHURST, Robert J. ) Ensino médio e desenvolvimento. São Paulo: Companhia Editora Melhoramentos. Editora Universidade de São Paulo, 1969.
[Edição em inglês – Brazilian Secondary Education and Economic Development. New York: Praeger Publishers, 1969].

O emprego público e o diploma de curso superior. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1972.

Democratização do ensino e oportunidades de emprego. São Paulo: Edições Loyola, 1981.

As ciências sociais e a pesquisa sobre educação. Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1989.

Artigos e Papers

“Opiniões de pais e professores sobre a escola”. Educação e Ciências Sociais – Boletim do CBPE/Inep, ano I, v.1, n.3, pp.141-161, dez. 1956.

“Professoras do estado do Rio”. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v.28, n.67, pp. 30-62, 1957.

“A escola e o professor na opinião dos pais”. Educação e ciências sociais – Boletim do CBPE/Inep, ano II, v.2, n.5, pp.179-206, ago. 1957
[Republicado no mesmo periódico em 1975].

“Aspirações em relação ao futuro dos filhos”. Educação e ciências sociais, v. 2, n.6, pp. 279-292, 1957.

“Aproveitamento escolar, castigo e responsabilidade da família”. Educação e ciências sociais, v. 3, n.7, pp. 33-49, 1958.

“Milhares de normalistas e milhões de analfabetos”. Educação e ciências sociais, v.3, n.7, pp. 114-140, maio/ago, 1961.

“Economic development and changes in the composition of the teaching staff of secondary schools in Brazil”. Social and Economic Studies, v. 14, n.1, 1963.

“O nível de instrução dos professores do ensino médio”. Pesquisa e planejamento, n. 8, dez, pp. 23-65, 1964.

“Desenvolvimento econômico e prestígio de certas ocupações”. América Latina, v.8, n. 4, pp. 66-79, 1965.

“Desigualdades no acesso à educação de nível médio”. Pesquisa e planejamento, n.10, pp. 37-58, dez, 1966.

“Preference for different types of secondary schools among various ethnic groups in São Paulo, Brazil”. Sociology of Education, n. 2, Spring, 1966.

(com Robert J. Havighurst). “Socio-economic development and secondary education in Brazil”. Revue Internacionale de pedagogie, Hamburgo, Unesco, v.12, n.4, 1966.

“Desigualdades no acesso à educação de nível médio”. Apresentado no VI Congresso Internacional de Sociologia, Evian, França,1966.

“Democratização do ensino superior”. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v.50, n. 112, pp.232-244, 1968.
[Republicado em Democratização do ensino e oportunidades de emprego. São Paulo: Edições Loyola, 1981, com o título “Democratização do corpo discente do ensino superior” pp. 19-34).

“A pesquisa educacional no Brasil”. Cadernos de Pesquisa, n. 1, pp. 1-48, jul. 1971
[Republicado na Revista del Centro de Estúdios Educativos, México, v.1, n.4, 1971].

Origem étnica e situação socioeconómica dos universitários paulistas. Revista de administração de empresas, São Paulo, v. 12, n. 1, pp 71-80, 1972.
(Publicado também em GOUVEIA, A.J. Democratização do ensino e oportunidades de emprego. São Paulo: Edições Loyola, 1981, pp. 71-80).

“El empleo público y El diploma de ensenanza superior en el Brazil”. Revista del Centro de Estúdios Educativos, México, v.3, n.1, 1973.
[Republicado em Democratização do ensino e oportunidade de emprego, São Paulo: Edições Loyola, 1981, pp. 89-109, com o título “O emprego e o diploma de curso superior” ; e como folheto pela Fundação Carlos Chagas].

“Algumas reflexões sobre a pesquisa educacional no Brasil”. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v.60, n.136, pp. 139-145, 1974
[Republicado em Pesquisa e Planejamento, n. 16, 1974, com o título “Reflexões sobre a pesquisa educacional no Brasil”].

“A escola, objeto de controvérsia”. Cadernos de Pesquisa, n. 16, pp. 15-19, 1976.

“A pesquisa sobre educação no Brasil: de 1970 para cá”. Cadernos de Pesquisa, n, 19, pp.75-79, 1976.

“Democratização do ensino: tendências na composição social da clientela”. Cadernos de pesquisa, n. 27, pp. 61-68, 1978.

“Origem social, escolaridade e ocupação”. Cadernos de pesquisa, n. 32, pp. 3-20, 1980
[Republicado em Democratização do ensino e oportunidades de emprego. São Paulo: Edições Loyola, 1981].

“Democratização do ensino ou desescolarização da sociedade?” Ciência e cultura, v. 33, n. 8, 1981.
[Republicado em Democratização do ensino e oportunidades de emprego. São Paulo: Edições Loyola, 1981]

“O trabalho do menor – necessidade transfigurada em virtude”. Cadernos de pesquisa, n. 44, pp. 55-62, 1983.

“Notas a respeito das diferentes propostas metodológicas apresentadas”. Cadernos de Pesquisa, n. 49, pp. 67-70, 1984.

“Orientações teórico-metodológicas da sociologia da educação no Brasil”. Cadernos de pesquisa, n. 55, pp. 63-67 , 1985.

“Pesquisa e ação”. Apresentado no Seminário sobre Educação Comparada. Publicado em:Anais do Seminário sobre Educação Comparada. São Paulo: Faculdade De educação da USP, pp. 29-36,1987.

As ciências sociais e a pesquisa sobre educação. Tempo social, v. 1, n. 1, p. 71-79, 1989

“Educação: território livre ou ocupado?” Educação & sociedade, v. 10, n. 32, pp.23-26, 1989

“Comentários sobre os trabalhos de Luiz Antônio R. Cunha e Silke Weber”. Cadernos CEDES, 27, pp. 81-4, 1992.

Capítulos de livro

“Education and economic development”. In: SEYMOUR, M.L.;SOLARI, A. (eds.) Elites in Latin America. New York, Oxford University Press, 1967.

“Economic development and changes in the composition of the teaching staff of secondary schools in Brazil”. In: LA BELLE, Thomas J. Education and Development – Latin America and the Caribbean, Los Angeles, Latin American Center, University of California, 1972.

“A pesquisa educacional: avaliações e perspectivas”. In: Avaliações e perspectivas, Brasília: CNPq, 1977.

“A escola, objeto de controvérsia”. In: PATTO, M.H.S (org.) Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T.A.Queiroz, 1981.