NOTA DE PESAR: MICHEL LE VEN
Publicado em 22 de janeiro de 2021
Hoje, dia 22/01/2021, partiu um grande amigo, parceiro de tantos estudos, pesquisas e inúmeras atividades dentro e fora da UFMG. Principalmente, foi parceiro de muitos sonhos e utopias. Fundamos o Nesth ( Núcleo de estudos sobre o trabalho), com o qual tentamos pôr em prática o conhecimento interdisciplinar, o trabalho coletivo, uma intensa parceria com diversos setores da sociedade, principalmente, os trabalhadores. Foi um dos fundadores da Escola Sindical 7 de outubro. Numa parceria Nesth e Escola Sindical muitos cursos e seminários foram realizados.
Uma universidade pública profundamente interligada com a sociedade, era no que acreditava e o que fundamentava as suas ações. Convidou vários professores franceses para lecionar no Departamento de Ciência Política, do qual éramos professores. Robert Linhart, Michel Freyssenet, Benjamin Coriat, Claude Durand, Eugene Enriquez, Robert Cabannes entre outros. Foi um período extremamente rico das nossas vidas. Várias publicações foram realizadas sobre trabalho, trabalhadores e sindicatos, num diálogo constante entre a Ciência Política e a Sociologia, uma vez que nossos interlocutores estavam presentes, nas duas áreas do conhecimento. Uma parceria que começou em 1976, quando entrei na UFMG, e ele já era professor desde 1975, até 1998, quando nos aposentamos. Fui para Puc e ele trilhou outros caminhos, mas uma amizade que sempre permaneceu.
Michel Le Ven, um colega, um amigo querido com quem aprendi muito, e hoje a sensação é de um vazio imenso. Mas por outro lado , ele nos deixou um grande legado. De luta incessante contra as desigualdades, injustiças e a importância da luta constante pela democracia, ele que foi preso, pela ditadura. Meu afeto e admiração, por este amigo querido, que estará sempre no meu coração! “Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de 7 chaves, dentro do coração…”
Magda Almeida Neves – Professora aposentada da UFMG.