Edital de Seleção de Vídeos sobre a Memória da Sociologia no Brasil

Publicado em 28 de junho de 2024

1. Introdução

A história da Sociologia no Brasil nos mostra que a institucionalização da área como disciplina científica contou com a participação e empenho de profissionais de todas as regiões do país. A riqueza e a diversidade de análises sobre a sociedade brasileira foi influenciada por diferentes contextos regionais, em que pesem dificuldades logísticas e de financiamento científico pelas quais o país, sobretudo a Sociologia brasileira é marcada, poucos intelectuais e centros garantiram a difusão de suas produções.

O Edital de Seleção de Vídeos sobre a História da Sociologia no Brasil faz parte do projeto SBS Memória – edição 2023-2025, e tem como objetivo  fortalecer a divulgação de profissionais, de  produções intelectuais e de centros de ensino e pesquisa que teceram a história da Sociologia brasileira. Dessa forma, o edital terá como objetivo selecionar vídeos que contarão a história da Sociologia feita a partir de cada região do Brasil, destacando trajetórias, obras e singularidades que se revelam a partir de diferentes localidades.

Este edital visa a valorização e a difusão das diversas produções sociológicas realizadas em todas as regiões do Brasil. Ao incentivar a criação de vídeos sobre a história da Sociologia no país, esperamos fortalecer o reconhecimento das contribuições regionais para a construção do conhecimento sociológico brasileiro, promovendo uma visão mais ampla e inclusiva da história intelectual e das trajetórias que ajudaram na construção da área no Brasil.

2. Objetivo

O objetivo deste projeto é selecionar cinco (05) vídeos, um (01)  para cada região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), que apresentem de forma criativa e informativa a história da Sociologia em cada uma dessas regiões, destacando seus principais aspectos, contribuições e desafios.

O intuito é que estudiosos da memória da Sociologia, estudantes, grupos de pesquisa e instituições de ensino tenham a oportunidade de apresentar autores e contribuições científicas originárias das diferentes regiões do Brasil, que versam tanto sobre suas especificidades locais quanto sobre grandes temas e conceitos sociológicos que tiveram seus debates centralizados a partir de determinadas instituições.

3. Descrição do Edital

3.1. Público-alvo

O edital será aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e demais interessados na temática da Sociologia, residentes no Brasil. As inscrições poderão ser realizadas em duas modalidades: a) individual, sendo obrigatório que o inscrito seja associado(a) da Sociedade Brasileira de Sociologia (com anuidade em dia); ou b) em grupo (até 5 pessoas), sendo obrigatória a inscrição de pelo menos 01 associado(a) da Sociedade Brasileira de Sociologia como integrante (com anuidade em dia).

3.2. Etapas da seleção:

Os inscritos deverão passar por duas etapas:

1º) Pré-avaliação de roteiro:

Nesta primeira etapa, serão selecionados 05 roteiros de cada região, totalizando 25 roteiros classificados para a segunda etapa. A avaliação será feita a partir da proposta de roteiro inscrito, que pode ser enviado em formato de texto, em PDF (2.500 caracteres) ou em vídeo (duração máxima de 1 minuto, com no máximo 100Mb). Será levado em conta: 

  • Criatividade;
  • Originalidade;
  • Relevância histórica;
  • Contribuição para a compreensão da Sociologia brasileira a partir da produção realizada na região em questão. Nesse caso, são incentivadas propostas de equipes que tematizem a história da Sociologia de suas próprias regiões.

As inscrições desta primeira etapa devem ser feitas por meio do formulário disponível em: https://forms.gle/Z4GjngER784k5RBf7

2º) Avaliação da produção dos roteiros selecionados

Os roteiros selecionados deverão enviar os vídeos produzidos para a avaliação final. Serão selecionados um (01) vídeo de cada região. Nesta etapa será avaliada a qualidade técnica, mas também a criatividade e originalidade de montagem do vídeo.

  • Os vídeos enviados devem ter duração máxima de quinze (15) minutos e estar disponíveis em formato digital (MP4).
  • Os vídeos podem ser apresentados em forma de documentário, entrevista, animação, entre outros formatos, desde que cumpram o objetivo de contar a história da Sociologia a partir de sua respectiva região.
  • Para fins de acessibilidade, os vídeos deverão ser legendados.

Os vídeos selecionados deverão ser enviados via link do YouTube (em formato privado) ou Google Drive para editalmemoriadasociologia@gmail.com , contendo as especificações de título do vídeo, autor ou equipe proponente e região a qual ele corresponde.

4. Premiação

  • Serão selecionados 05 vídeos, um para cada região, que receberão um prêmio em dinheiro de R$5.000,00 (cinco mil reais).
  • Um(a) autor(a) representante de cada vídeo premiado terá sua inscrição gratuita no 22º Congresso Brasileiro de Sociologia, que acontecerá na cidade de São Paulo, em julho de 2025. Nessa ocasião, os premiados serão convidados para uma sessão de exibição e debate sobre a obra, que fará parte da programação do Congresso.
  • Os vídeos premiados serão divulgados com destaque nos canais de comunicação da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).
  • Todos os vídeos selecionados na etapa “Pré-avaliação de roteiro”, serão disponibilizados para exibição gratuita no canal da Sociedade Brasileira de Sociologia no YouTube.

5. Cronograma

  • Lançamento do Edital: 28 de Junho 2024
  • Prazo de Inscrição PRORROGADO: 28 de junho a 30 de setembro de 2024 
  • Resultado da primeira etapa: 29 de novembro de 2024
  • Prazo para envio dos vídeos a partir dos roteiros selecionados na primeira etapa: 29 de novembro 2024 a 31 de fevereiro de 2025
  • Divulgação do resultado dos vídeos premiados: 07 de abril de 2025

Para mais informações, acesse o site da SBS ou entre em contato pelo e-mail: editalmemoriadasociologia@gmail.com .

Baixe o edital em formato PDF.

Blog SBS

Facebook SBS

📚 Confira mais um Arquivo RBS, projeto da Revista Brasileira de Sociologia que tem como objetivo relembrar artigos e reflexões de grande impacto presente em edições anteriores.Desta vez, o Arquivo RBS traz o artigo "O artesanato intelectual na Sociologia", de José de Souza Martins.🌐 Acesse o artigo na íntegra: rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/54#RevistaBrasileiraDeSociologia #SociedadeBrasileiraDeSociologia #ArquivoRBS ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
📢 Chamada de Propostas para Dossiês Temáticos 2024A Revista Brasileira de Sociologia (RBS) abre chamada para dossiês temáticos! Convidamos professores(as) e pesquisadores(as) da Sociologia e Ciências Sociais a submeter propostas de temas que expandam o debate sociológico contemporâneo. Os dossiês selecionados serão publicados entre janeiro de 2026 e janeiro de 2027. 🌎 Contribuições em português, espanhol, inglês e francês são bem-vindas.As propostas devem incluir título, resumo do tema, lista de autores(as), mini currículos, ementa para chamada pública, entre outros detalhes. Dos 6 artigos no dossiê, ao menos 2 serão selecionados por chamada pública e devem contemplar diversidade de autores(as) e instituições.📝 Envio de Propostas: até 15/02/2025📢 Divulgação dos Resultados: 15/03/2025Confira a chamada na íntegra em: rbs.sbsociologia.com.br/rbs/announcement/view/39 ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
📣 Confira o resultado do edital em: sbsociologia.com.br/resultado-do-edital-da-sociedade-brasileira-de-sociologia-transicao-de-grupos... ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
Próximo dia 06/11, às 13h, o Comitê de Pesquisa "Movimentos Sociais" da Sociedade Brasileira de Sociologia, com o apoio do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), o Núcleo de Democracia e Ação Coletiva, a Universidade Federal de Pelotas e o INCP Participa, realiza a Mesa de Triálogo "Movimentos Sociais, ataques e resistências - Argentina e Brasil".Os encontros “Mesas de triálogo”, promovidos pelo Comitê de Pesquisa Movimentos Sociais da SBS, são uma oportunidade de reflexão conjunta para pesquisadoras e pesquisadores preocupados com democracia, ação coletiva e desdemocratização. Neste primeiro encontro, vamos discutir dois cenários de ataques à sociedade civil aproximando Argentina e Brasil. Como os movimentos e coletivos têm resistido a esses cenários? Quais as inovações e táticas podem ser notadas nos repertórios de ação coletiva? E qual o papel das alianças partidárias e governamentais nas dinâmicas de desdemocratização? É ao redor de questões como essas que daremos início à primeira edição da “Mesa de triálogo”, reunindo Jonas Medeiros (Cebrap), Alana Moraes (UFRJ) e Francisco Longa (Universidad Nacional de General Sarmiento; Conicet –Argentina).A atividade é híbrida e acontece presencialmente no CEBRAP e remotamente no canal da SBS no YouTube.Link para atividade: www.youtube.com/watch?v=O2qM4skyyWI#CPMovimentosSociais #SociedadeBrasileiraDeSociologia #CEBRAP ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook

4 weeks ago

Sociedade Brasileira de Sociologia
Sociedade Brasileira de Sociologia's cover photo ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook

Twitter SBS

O feed do Twitter não está disponível no momento.