Por Fernanda Alcântara (UFJF) e
Giulle da Mata (UFOP)
A proposta do Curso de Extensão “200 anos de Sociologia” surgiu em solução de continuidade com o trabalho desenvolvido no GT19 “Teoria, Gênero e Conhecimento” (SBS 2021). Dois eixos estruturam a proposta do GT: a necessidade de conhecer e divulgar o trabalho de mulheres na produção de conhecimento sociológico e a demanda por reorganização da forma de se divulgar o conhecimento sociológico uma vez que se reconhece a rica diversidade de perspectivas para além da forma canônica de ensino de sociologia. A ausência sentida em relação às mulheres levou ao questionamento do não-lugar também em relação a outros teóricos e, consequentemente, à demanda por uma reconsideração do conceito de “clássico”.
A proposta do Curso de Extensão “200 anos de sociologia” segue o veio dessa demanda por “dissonância cognitiva” (Peter Berger e Anton Zijderveld – “Em Favor da Dúvida: como ter convicções sem se tornar um fanático”, 2012) via acesso a uma oportunidade de pluralização das perspectivas, de enriquecimento de nossa paleta de referenciais teóricos, de informação sobre uma “história” mais abrangente e processual da Sociologia que praticamos e divulgamos. A intenção primeira é a de promover a socialização do conhecimento especializado sobre autores específicos tendo em vista dois objetivos: (1) garantir o acesso horizontalizado e facilitado à diversidade de teóricos, teóricas, tradições e constelações intelectuais e (2) contribuir para o redimensionamento da história da Sociologia entre nós. O objetivo a longo prazo é disponibilizar um material útil para a complexificação do processo de institucionalização da Sociologia e produção do conhecimento sociológico à medida que, ouvindo as exposições de nossos convidados, especialistas nos mais diversos autores e linhagens teóricas, sejamos capacitados para cotejar argumentos, promover deslocamentos e romper o automatismo da divulgação do conhecimento produzido ao longo de dois séculos em nosso campo disciplinar.
Começamos pelo levantamento dos autores pouco ou nada divulgados e, munidas da lista, fomos em busca de pessoas que pudessem nos apresentar de forma bastante didática esses personagens relegados à condição de coadjuvantes na rica história da Sociologia, mas que contribuíram na estimulação de ideias, argumentos, métodos, “conceitos-chave”, agenda de problemas, tradução de categorias de outras disciplinas. À medida que fomos contactando os especialistas, outros personagens foram indicados para o roteiro e de maneira que o Curso ganhou amplitude:
- Módulo I: Fundação da Sociologia (1830-1840)
- Módulo II: Institucionalização da Ciência Sociologia (1840-1860)
- Módulo III: Institucionalização da Disciplina Sociologia (1860-1900)
- Módulo IV: Institucionalização da Disciplina Sociologia (Século XX)
O critério suplementar adotado para estabelecer a ordem de apresentação desses personagens da história da Sociologia foi a data de nascimento dos autores e para cada um deles foi encomendada uma exposição contendo uma descrição e uma justificação de filiações teóricas, além da consideração da posição do teórico apresentado na constelação intelectual de seu tempo e atualmente no que se refere ao conceito de clássico.
Os encontros terão média de 02 horas por semana, de modo remoto, prezando pela participação livre e aberta aos inscritos.
O Módulo I Fundação da Sociologia (1830-1840), com carga horária de 12 horas, terá início no dia 03/09/2021, próxima sexta-feira, e seguirá até o dia 08/10/2021, quando teremos a oportunidade aprender com especialistas sobre a posição de Auguste Comte, Harriet Martineau e Alexis de Tocqueville no momento determinado como o de Fundação da Sociologia.
O Módulo II Institucionalização da Ciência Sociologia (1840-1860), com carga horária de 18 horas, começará no dia 15/10/2021, será dedicado à localização de autores com publicações relevantes no contexto inicial de institucionalização da Sociologia como Ciência e serão contemplados Flora Tristan (1803-1844), Frédéric Le Play (1806-1882), Lorenz von Stein (1815-1890), Karl Marx (1818-1883) e Herbert Spencer (1820-1903).
Os outros dois Módulos estão sendo estruturados e terão início em 2022. Estamos abertas a sugestões de nomes de teóricos e teóricas, bem como de pesquisadores que possam realizar exposição sobre eles e elas. Nosso contato é o blog fernandahcalcantara.blogspot.com ou pelo instagram fernandahcalcantara, nos quais as artes de divulgação e informação estão sendo disponibilizadas.
Sejam todos muito bem-vindos!