CP17 – Educação e Sociedade
Coordenação
O Comitê de Pesquisa Educação e Sociedade vem atuando desde 2005 e acolhendo trabalhos com diferentes temáticas, abordagens metodológicas e conceituais, provenientes de diferentes regiões do país. Sempre dedicado a explorar as diversas facetas dos condicionantes sociais da educação e dos efeitos sociais dos processos de escolarização, o CP prioriza investigações empíricas sob enfoque sociológico. A prioridade é para o tratamento de assuntos relevantes na agenda que conecta as ciências sociais e os inúmeros dilemas e desafios de nossos sistemas educacionais, suas políticas e práticas. Assim, a clássica temática da estrutura de oportunidades educacionais, seus condicionantes e resultados, adquire destaque nas discussões do CP. Alguns eixos temáticos têm vindo compor o pano de fundo das discussões que têm prevalecido em nosso CP, a saber:
• Relações entre desigualdades sociais e desigualdades escolares na Educação Básica e na Educação Superior;
• Desigualdades socioespaciais de acesso à escola e ao saber;
• Estratégias, processos e práticas de escolarização em diferentes meios sociais;
• Trajetórias escolares em diferentes meios sociais;
• Contextos escolares desiguais: efeito-estabelecimento, efeito sala de aula, efeito professor;
• As políticas educacionais redistributivas e suas consequências;
• Os grandes sistemas de avaliação externa, problemas e potencialidades na reconfiguração de sistemas educacionais;
• Políticas de responsabilização, suas fontes, dilemas e consequências;
• Os atores e as estruturas de oferta educacional.
Apoiadores
Adolfo Samuel de Oliveira (INEP)
Ana Maria Fonseca de Almeida (UNICAMP)
Ana Pires do Prado (UFRJ)
Carlos Antonio Costa Ribeiro (UERJ)
Eduardo Magrone (UFJF)
Fernando Tavares Junior (UFJF)
Flavia Pereira Xavier (UFMG)
Graziela S. Perosa (USP- Leste)
Marcio da Costa (UFRJ)
Maria Alice Nogueira (UFMG)
Maria Teresa G. Alves (UFMG)
Mariane Campelo Koslinski (UFRJ)
Marlice de Oliveira e Nogueira ( UFOP)
Maurício Ernica (UNICAMP)
Rodrigo Rosistolato (UFRJ)
Rosa Maria Coutrim (UFOP)
Tania F. Resende (UFMG)
Valeria Cristina de Oliveira (UFMG)
Vanessa Petró (IFRS)