CP06 – Sociologia das Políticas Públicas
Coordenação
O Comitê de Pesquisa “Sociologia das Políticas Públicas” pretende discutir as políticas públicas do ponto de vista da sociologia política, examinando, principalmente, as relações entre Estado e Sociedade. A proposição deste Comitê demarca a importante contribuição da sociologia à área interdisciplinar de Análise de Políticas Públicas.
O debate estimulará a reflexão sobre a trajetória e as mudanças nos padrões tradicionais do binômio Estado-sociedade, de suas estruturas, processos e atores. A análise do sistema de proteção social brasileiro e de novas perspectivas teórico-metodológicas para o estudo das políticas públicas também será incentivada.
De forma a contemplar os objetivos deste Comitê de Pesquisa, propõe-se, em princípio, a organização de três eixos de discussão: a) processos, atores e participação social; b) perspectivas teóricas e metodológicas para a análise de políticas públicas; c) políticas públicas setoriais.
Justificativa e relevância da proposta
Desde a sua criação, no XVI Congresso Brasileiro de Sociologia ocorrido em Salvador, em 2013, o Grupo de Trabalho “Políticas Públicas” vem proporcionando um concorrido e profícuo espaço de debates. Naquela ocasião, o GT inaugurou, dentro da Sociedade Brasileira de Sociologia, a reflexão sobre as políticas públicas que, à época, já vinha sendo promovida por outras associações científicas, a exemplo da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).
A continuidade desse debate, agora no “Comitê de Pesquisa Sociologia das Políticas Públicas”, justifica-se pela grande quantidade de interessados em participar e/ou apresentar trabalhos no anterior GT Políticas Públicas, provenientes de diversos estados brasileiros. Em 2019, por exemplo, no XIX Congresso Brasileiro de Sociologia ocorrido em Florianópolis, foram recebidos 74 resumos e aprovados 53 trabalhos distribuídos em seis sessões de apresentação, demanda que colocou o referido GT na 3ª posição entre todos os grupos de trabalho do último Congresso, classificados por ordem de quantidade de resumos recebidos (conforme informação da Acontece Eventos via e-mail, em 17 de junho de 2019).
Portanto, trata-se de um espaço importante para a Sociedade Brasileira de Sociologia consolidar e aprimorar a reflexão sociológica sobre as políticas públicas.
Subtemas propostos: a) Processos, atores e participação social; b) Perspectivas teóricas e
metodológicas para a análise de políticas públicas; c) Políticas públicas setoriais.
Histórico do GT Políticas Públicas nos Congressos Brasileiros de Sociologia
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, Salvador, em 2013 – Início do GT, com 52 trabalhos aprovados e seis sessões.
XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, Porto Alegre, em 2015 – 53 trabalhos aprovados e seis sessões.
XVIII Congresso Brasileiro de Sociologia, Brasília, em 2017 – 30 trabalhos aprovados e três sessões.
XIX Congresso Brasileiro de Sociologia, Florianópolis, em 2019 – 53 trabalhos aprovados e cinco sessões.