O projeto “SBS Memória” tem o objetivo de disponibilizar documentos que marcaram a história da Sociedade Brasileira de Sociologia e sua atuação na institucionalização e consolidação do campo da Sociologia no Brasil.
Consta de dois momentos simultâneos:
1a) recuperação da documentação física da SBS para digitalização (em vigência).
1b) complementação das informações dos anais a partir da digitalização de documentos que estão sendo inseridos no site (em vigência).
2) Criação de um acervo de bionotas e indicações bibliográficas, inspiradas e em colaboração com o blog da BVPS (Biblioteca Virtual do Pensamento Social), daqueles(as) profissionais, acadêmicos ou não, que se destacaram na construção do campo da Sociologia no Brasil e de sua institucionalização. As bionotas pretendem celebrar a memória e a trajetória desses profissionais, atores principais desse processo (finalizado).
3) A divulgação do Edital de Seleção de Vídeos sobre a Memória da Sociologia no Brasil (em vigência).
Sobre as bionotas:
O Projeto de bionotas do SBS Memória foi realizado durante as gestões de 2020-2023. As bionotas foram divididas temporalmente em três momentos, que serão observados de forma flexível, uma vez que os diversos atores, em suas trajetórias, em geral vivenciaram mais de um dos momentos utilizados como forma de marcar a construção do campo.
O primeiro deles, chamado de “Os precursores”, referem-se aqueles profissionais que acompanharam, de alguma forma o surgimento da SBS e dela participaram em comissões e diretorias. Ou ainda que se destacaram enquanto sociólogos ou acadêmicos no período entre 1937 e 1964.
O segundo momento, “Resistências e reorganização”, acompanha os 20 anos da ditadura militar, de 1965 até 1985, da repressão e suas consequências em termos de aposentadorias e exílios compulsórios, suas contradições e paradoxos, como o surgimento de centros de pesquisa e a estruturação da pós-graduação e pesquisa no país.
O terceiro momento, “Expansão e consolidação do campo”, marca a retomada das atividades da SBS em 1986, com a pós-graduação em expansão nacionalmente, com surgimento de uma nova geração formada no país e no exterior e a consolidação da pesquisa em sociologia a partir da democratização. O ano de 1986 marca também não apenas a reorganização da SBS, mas também a regularização de seus congressos anuais.
Dado o grande número de profissionais desses três períodos e a dificuldade de trabalharmos apenas com esses recortes temporais, a proposta era que as bionotas fossem realizadas simultaneamente. Em outros termos, foram solicitadas bionotas referentes aos profissionais que tiveram algum destaque, nacional, regional ou mesmo local, em algum dos três períodos selecionados. Para os profissionais na ativa, tivemos como recorte etário 65 anos ou mais, o que os insere no período histórico deste projeto.
As bionotas foram disponibilizadas no site da SBS na aba SBS-memória/ Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros e divulgadas semanalmente em nossas redes sociais. Posteriormente compuseram a coletânea de e-books Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros. Os três volumes estão disponíveis para download em nosso site.