Por Marcelo Carneiro (UFMA)
Neste post, Marcelo Carneiro (UFMA), integrante do Comitê de Pesquisa em Sociologia Econômica, fala um pouco sobre o conteúdo do dossiê “Inovação, mercados e políticas” da revista RePOCS, que será lançado próximo dia 12, às 17h, pelo canal da SBS no YouTube.
Em tempos de pandemia e de críticas cada vez mais acerbas contra os paradigmas dominantes que orientam as estratégias de desenvolvimento capitalismo contemporâneo, o tema da inovação assume uma dimensão central. Nesse sentido, o dossiê “Inovação, mercados e políticas”, publicado na Revista Pós-Ciências Sociais (REPOCS), apresenta um conjunto de contribuições que dialogam com questões que são centrais para o debate público atual.
Como destacado na introdução ao dossiê, a inovação difere da invenção na medida em que é difundida e consumida pelas transações de mercado, consistindo em uma das principais estratégias de competição nas economias capitalistas. Esse modo de intervenção nos mercados guarda estreita relação não apenas com as chances de desenvolvimento econômico, mas também com questões de integração social, requerendo diferentes formas e níveis de amarração política entre os vários atores relevantes, e significando adaptação recíproca na dinâmica de oferta e uso das inovações.
Os artigos apresentados no dossiê, desenvolvidos a partir de diferentes tradições analíticas do campo da sociologia econômica, podem ser agrupados, grosso modo, em três campos de discussão.
Um primeiro campo analisa os efeitos sociais, políticos e institucionais nos mercados decorrentes de inovações radicais e arquiteturais, conforme desenvolvido por Francesco Ramella em artigo que trata da experiência dos laboratórios de fabricação (Fab Labs) na Europa, e da contribuição de Haroldo Misunaga que destaca a pertinência de análises que integrem atributos contextuais, relacionais e de agência para maior precisão no conhecimento da inovação.
Um segundo conjunto de trabalhos ressalta diferentes processos de criação e difusão de inovações de diferentes tipos e seus reflexos nas chances de upgrade econômico e de oportunidades sociais em territórios, setores e organizações, como no artigo de Julien Blanc acerca do processo de transição ecológica de agricultores situados em uma região próxima à metrópole paulistana; no estudo de Evaristo Lima Neto e colaboradores sobre a negociação de normas de qualidade na cadeia produtiva do leite no oeste maranhense; e no trabalho de Sandro Garcia e colaboradores sobre o processo de interação entre universidades e empresas, a partir do da análise do caso do Parque Tecnológico Zenit (UFRGS).
O último conjunto de artigos aborda as respostas das políticas de inovação em face dos desafios atuais da competitividade econômica e da coesão social. A partir do exemplo alemão, Moisés Balestro e colaboradores destacam a demandas por reorientação de redes de instituições consolidadas no apoio a pequenas e médias empresas industriais; ao passo que Raphael Lima & Rafael Santos, analisando a política de desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva no Brasil (Programa Inovar-Auto), colocam em relevo a disputa entre empresas incumbentes e desafiantes no mercado de veículos. Por fim, mas não menos importante, Elder Alves analisa o desenvolvimento recente de infraestruturas digitais no Brasil, destacando, contudo, os diferentes tipos de desigualdades que perpassam esse processo de expansão.
Outrossim, vale registrar que este dossiê significa também a continuação de uma linha de publicação da REPOCS, que, desde o seu início, vem se constituindo num espaço importante para a divulgação de pesquisas e discussões do campo da sociologia econômica. Nesse sentido, ele dialoga com outros números da revista, caso dos dossiês “Sociologia Econômica” (2010)[1], “Sociedade, Mercado e Sustentabilidade” (2013)[2] e “Desenvolvimento, Territórios Produtivos e Trabalho Social” (2015)[3].
[1] Cf. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/issue/view/23
[2] Cf. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/issue/view/206
[3] Cf. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/issue/view/257