Por Simone Meucci (UFPR) e Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (UNESP/Marília)
Neste post Simone Meucci (UFPR) e Sueli Guadalupe de Mendonça (UNESP/Marília), integrantes da comissão nacional organizadora do Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), contam um pouco sobre a origem e importância do evento para o fortalecimento da Sociologia no Brasil.
O Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) a cada dois anos. Ocorre ininterruptamente desde 2009 e já pode ser considerado uma espécie de “irmão siamês” (ainda que muito mais novo) do Congresso da SBS porque o antecede e é sediado na mesma cidade. Ambos eventos, assim associados, criam uma ambiência que permite congregar, no tempo e no espaço comuns, professoras/es de sociologia da educação básica e ensino superior, pós-graduandas/os, graduadas/os, bacharelandas/os e licenciandas/os de todo o país, favorecendo o máximo intercâmbio entre profissionais dedicadas/os ao ensino e pesquisa na área.
O surgimento do ENESEB guarda relação com a institucionalização da sociologia na Educação Básica. Como se sabe, em 2008, houve sancionamento da lei federal nº 11.684 (promulgada em 2008 e válida para todo território nacional) que incluiu Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias para as três séries do Ensino Médio.
No entanto, podemos também afirmar que o ENESEB resulta de iniciativas que se anteciparam à esta lei. No limite, o ENESEB pode ser, de fato, considerado uma criação de professoras/es e pesquisadoras/es que atuaram como protagonistas (no campo político e intelectual) na luta política e na elaboração das justificativas intelectuais inaugurais para o reingresso da sociologia nas escolas brasileiras. Originalmente compõe esse grupo de pioneiras/os as/os professoras/es Anita Handfas (UFRJ), Amaury Cesar Moraes (USP), Elizabeth Fonseca Guimarães (UFU), Heloisa Martins (USP), Ileizi Luciana Fiorelli da Silva (UEL), Luiza Helena Pereira (UFRGS), Nelson Tomazi (UEL) e Sueli Guadalupe de Mendonça (UNESP/Marília).
Estes agentes, e mais outros que se uniram a esta causa ao longo dos últimos anos, constituíram uma comunidade que, de início, se reuniu em torno do GT de Ensino da Sociologia (criado em 2007 por Amaury Cesar Moraes e cuja primeira edição foi no XIII Congresso da SBS, sediado em Recife). O grupo, cada vez mais alargado, foi também responsável pela mobilização em favor da filiação dos professores da Educação Básica, licenciados em Ciências Sociais ou Sociologia, na SBS, conquista ratificada em Assembleia de encerramento do XVI Congresso da SBS ocorrido em 2013 na cidade de Salvador.
Mais tarde, surgiram também desta comunidade sempre alargada, agentes que implementaram, em 2019, a política nacional de avaliação e distribuição de livros de sociologia (Programa Nacional do Livro Didático para Ensino Médio que resultou no Guia do Livro Didático de Sociologia-2012), que institucionalizaram o Fórum do Programa de Iniciação à Docência, que discutiram (entre 2011 e 2015) as possibilidades para constituição de uma Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio e que se somaram aos esforços de criação do Mestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia (cuja primeira turma ingressou em 2018).
Nesse sentido, ao longo do tempo, o grupo foi efetivamente um pólo de encontro e recrutamento de empreendedores de políticas públicas cruciais para a rotinização de conteúdos da sociologia no Ensino Médio e para defesa de ações regulares para formação de docentes do qual o próprio ENESEB toma parte.
Atualmente o ENESEB é um evento bastante consolidado e constitui, ao lado do Congresso, uma das principais ações da SBS. É um espaço para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, reflitam sobre formação docente e o estatuto das Ciências Sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; analisem fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ciências Sociais e dialoguem sobre análises e experiências de criação e desenvolvimento de alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos que permitam as operações intelectuais próprias das ciências sociais.
O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (UFRJ em 2009), Curitiba (PUC/PR em 2011), Fortaleza (UFC em 2013), São Leopoldo (UNISINOS em 2015), Brasília (UnB em 2017) e Florianópolis (UFSC em 2019) chegará à sua 7ª edição em julho de 2021 quando ocorrerá, pela primeira vez, em uma cidade do Norte do Brasil – Belém do Pará – sediado pela UFPA (ainda que na modalidade integralmente remota em razão das restrições sanitárias impostas pela pandemia do COVID-19).
O público do ENESEB é composto majoriamente por professoras/es de sociologia na Educação Básica e licenciandas/os em Ciências Sociais. Para se ter uma ideia do êxito, no último ENESEB, houve 882 inscritos, ainda que em contexto social menos favorável para o ensino da sociologia. Isso demonstra que o evento está agora se constituindo como espaço de resistência e de compartilhamento de coragem, além de conteúdos e experiências didáticas.
As atividades que compõem o ENESEB são diversificadas. A programação inclui conferências, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, grupos de trabalho, apresentação de pôsteres de estudantes da Licenciatura, lançamento de livros, exposições fotográficas e exibição de filmes. Há também sessão de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educação Básica. Esta agenda é capaz de expressar a fecundidade da confluência entre Universidade e Educação Básica na busca das melhores e mais potentes contribuições das Ciências Sociais para a escola e para o desenvolvimento de uma consciência racional da vida social.
O ENESEB, portanto, já faz parte da história da institucionalização da sociologia na Educação Básica, se constituindo em ocasião privilegiada para promover a produção e compartilhamento de atitude intelectual reclamada para este momento histórico que vivemos e que se traduz nos conhecimentos pedagógicos sobre o ensino de sociologia.
Quer saber mais sobre o evento? Acesse: https://eneseb.com.br/