Próximas datas:
Envio dos trabalhos completos até 15 de junho.
Programação geral do evento disponível até 31 de maio
CP09 – Sociologia da arte
Carlos Douglas (FAETEC)
A criação do Museu de Arte Contemporânea de Niterói: contextos e narrativas
Felipe Scovino Gomes Lima (UFRJ)
O museu como espaço de atrito: a representação do “povo” nas obras de Hélio Oiticica e Lina Bo Bardi
Ana Miranda (UFRJ)
A criação coletiva nos museus de arte contemporânea
LAYSSA BAUER VON KULITZ (UFRJ)
Modernismo Popular: Caricatura, Humor Gráfico e Arte Moderna no Rio de Janeiro
Isaura de Aguiar (Pesquisadora Livre)
As disputas em torno da imagem do Rio de Janeiro através da relação entre arte e cidade
Flavia Martins (USP)
Subgrupos em disputa na arte engajada dos anos 1960: uma análise sociométrica.
Clecius Campos Corrêa (UFJF)
Artes visuais, cadernos de cultura e repressão: as transformações no mundo da arte e a perda de espaço da arte brasileira na imprensa
Bruno Vilas Boas Bispo (PPGCS-UFBA), Gabriela Protasio Mota (UFBA)
Há censura ao audiovisual no Brasil? Análise exploratória a partir da cobertura midiática entre entre 2019 e 2020
Rodrigo Oliveira Lessa (Rodrigo Oliveira Lessa)
Perspectivas Sobre Tempo nas Imagens Sobre Obediência e Rebeldia Jovem no Cinema Documentário
Humberto Alves Silva Junior (UNIR)
As Refigurações dos Conflitos Socioambientais na Amazônia no Filme Ex-Pajé
Guilherme Marcondes (PPGS/UECE)
Artistas, Mulheres e Negras: Outras Narrativas sobre a Arte Brasileira
Marina Lima Rocha Pereira (UFF)
Interpelando o Hip Hop: processos de inserção e criação sob a perspectiva de gênero
Diôgo Souza Lima (Universidade Federal da Bahia), Ana Viana Pinto Coelho (UFBA), Maria Antônia Fernandes (UFBA)
Representações sociais no cinema: Sexualidade e repressão no filme Tatuagem (2013)
Caroline de Araújo Lima (UNEB)
Os Filmes De Cangaço E O Cinema Como Produtor De Representações Sociais: Um Debate Sobre As Relações De Gênero
Dr. Anderson Costa (UFBA)
A HISTÓRIA SOCIAL DO REGGAE JAMAICANO: estratégias de resistência e (re)existência a partir de vivências musicais.
Tálisson Melo (PPGSA/UFRJ), Marina Mazze Cerchiaro (Universidade de São Paulo)
As premiações internacionais nas Bienais de São Paulo (1951-1979): circulação, prestígio e cartografias simbólicas da arte
Arthur Autran (UFSCar)
O Campo Cinematográfico Brasileiro Contemporâneo e Suas Divisões (2006-2017)
Sara Andrade (UFRJ)
Poder interpretativo e autonomia do campo artístico: debates conceituais sob o mecenato de empresa
Amanda Mazzoni Marcato (UFJF)
O lugar da arte contemporânea na china: mercado e globalização
BEATRIZ VILELA (UFAL)
Avivar o velho e atiçar o novo: algumas reflexões sobre a realização de festivais de cinema em cidades do interior nordestino
Paula Maria Guerra Tavares (Universidade Porto, Portugal)
Vidas em Suspenso. Crise pandémica, COVID-19 e emergência de novas formas de desigualdade para os jovens músicos
Kadma Rodrigues Marques (Universidade Estadual do Ceará), Cleide Amorim (Universidade Estadual do Ceará)
Da escultura tragada pelas águas à moda desfilada nas areias: interações entre bens culturais nas ruínas da Praia de Iracema em Fortaleza-Ceará
Flavia Fernanda Fernandes (PPGS UECE)
Natureza viva: As representações simbólicas do caju na cultura nordestina
Cristiane Fernandes (Univ. Federal de Uberlândia)
Natureza e sociedade na arte têxtil: expressões socioambientais pelo patchwork
Ricardo Normanha (IFSP)
Arte e trabalho: da realização de si à subsunção ao capital
Marcelo Ribeiro Vasconcelos (PPGACL-UFJF)
Concretismo e cibernética: o caso dos primeiros cinecromáticos de Abraham Palatnik
fernanda de souza quintão (ufjf)
Trajetórias de Clara Porset, Anni Albers e Lina Bo Bardi e a constituição do design moderno
Tales Flores da Fonseca (UFRGS)
Pedaços de Mim: Um estudo sociológico sobre a vida e obra de João Silvério Trevisan
Fernando Antonio Maciel (UECE), Gerciane (UFERSA)
Lima Barreto e seu ingresso no jogo literário: Uma análise das lutas simbólicas em torno do romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha
Antônio Câmara (UFBA), Ana Luíza Sá Schat (Universidade Federal da Bahia), Luana Melo (Universidade Federal da Bahia), Rafaela Santiago Lobo (UFBA)
O imaginário de nação no cinema norte-americano: John Ford
Os resumos dos trabalhos aceitos podem ser acessados aqui.