No dia 26 de novembro de 2019, estiveram reunidos na Capes, as professoras Danyelle Nilin Gonçalves ( Coordenadora Nacional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional- PRofSocio), Ileizi Fiorelli Silva ( Coordenadora do ProfSocio na Universidade Estadual de Londrina-UEL), Marcelo Rosa (coordenador de área da Sociologia na CAPES), Carlos Benedito Martins ( ex-Presidente da SBS e, na ocasião, representando o Presidente da SBS, Jacob Carlos Lima, Wallison Araújo (assessor da deputada Professora Rosa Neide- PT/MT), Joana Sousa (diretoria da EaD e UAB) e o assessor Ricardo Costa (representando a presidência da Capes).
Foi apresentado o funcionamento do mestrado, sua importância para a educação básica, sua capilaridade, o número de professores e alunos envolvidos. Também foi reforçada a preocupação da rede em saber se haverá continuidade ou não do programa, dada sua importância para a pós-graduação e sua ligação com a educação básica.
Após a explanação, a técnica e o assessor da Capes relataram que o contingenciamento de 2019 impossibilitou a abertura de uma terceira turma, já no corrente ano, mas confirmaram a abertura de uma nova turma, com edital do primeiro semestre para a entrada em agosto de 2020. Na ocasião foi demandado também sobre a possibilidade de abrir edital de credenciamento de novas instituições para a Rede, ao finalizar a primeira turma, sendo sugerido enviar um ofício à Capes com o pedido.
Dessa forma, nos primeiros meses do ano, a Rede ProfSocio divulgará seu edital para a seleção da Turma 2020.