A Sociedade Brasileira de Sociologia vai realizar, de 16 a 18 de julho de 2024, na Universidade de São Paulo, o 1º Fórum Brasileiro para discussão de estratégias de ciência, tecnologia e inovação neste campo disciplinar.
Presentemente, o campo científico vem conhecendo importantes mudanças que afetam o modo de produção do conhecimento, seus fundamentos conceituais, teóricos e metodológicos, a formação de recursos humanos, as modalidades reconhecidas de divulgação de seus achados e sobretudo a organização do trabalho. Suas repercussões incidem inclusive na credibilidade da ciência como vetor de desenvolvimento social e da possibilidade de vida associativa orientada pela promoção e implementação de direitos humanos fundamentais.
A sociologia e as demais ciências sociais estão igualmente sujeitas ao turbilhão de transformações. A despeito de suas singularidades, a sociologia vem experimentando um certo esgotamento de suas estratégias tradicionais de reprodução como campo de conhecimento. Ao mesmo tempo, sofre as pressões externas para atender tanto demandas da sociedade em geral quanto do próprio campo científico. Inovar tem sido palavra de ordem.
Para a sociologia isso significa inventar novos arranjos teóricos e metodológicos. Esse desafio requer incorporar os meios digitais à produção e disseminação do conhecimento, estabelecer conexões e diálogos com outras fronteiras disciplinares, refletir sobre a diversidade dos modos de organização do trabalho acadêmico-científico em um arco que contemple desde a artesania intelectual centrada na pesquisa individual até à constituição de redes nacionais e globalizadas. Não menos relevante é a reflexão sobre os meios atuais de divulgação científica para além da existência de fóruns especializados e das publicações qualificadas. Igualmente relevantes são preocupações com a formação de sociólogas e sociólogos.
O propósito do I Fórum Brasileiro de Sociologia é, a partir de respostas a essas questões, estabelecer diretrizes para que a SBS possa participar de fóruns e agências que formulam políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação.
Acesse o site e faça agora sua inscrição. Vagas limitadas!