A Sociedade Brasileira de Sociologia vem a público expressar sua solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul vitimado pelas chuvas que tiveram início no dia 30 de abril, com grandes impactos materiais e, tragicamente, destruindo vidas e famílias.
São efeitos de um fenômeno climático extremo, resultante da ação humana produtora do aquecimento global. Mas, resultado também do desmonte de estruturas do Estado e da proteção ambiental que poderiam mitigar seus impactos sobre a população, principalmente aquela em situação de maior precariedade.
Nos associamos aos setores da sociedade civil gaúcha que se mobilizam para ajudar às pessoas atingidas, bem como para cobrar das autoridades responsáveis ações urgentes e em medidas preventivas para que desastres como este não mais ocorram.
Neste sentido, é indispensável que os dados, as análises científicas e as proposições que vêm sendo produzidas por universidades e instituições de pesquisa estejam presentes, de forma efetiva, na construção de saídas coletivas que possam reduzir, em termos socioambientais, os efeitos das mudanças climáticas sobre as populações e o planeta.
Sociedade Brasileira de Sociologia