O Comitê de Pesquisa em Sociologia da Violência, da Sociedade Brasileira de Sociologia, lamenta o falecimento de José Gregori, ocorrido no dia 3 de setembro de 2023, em São Paulo, cidade onde nasceu, em 13 de outubro de 1930.
José Gregori formou-se em Direito pela USP, e destacou-se como advogado e militante dos Direitos Humanos, na luta pela redemocratização. Foi Secretário Nacional de Direitos Humanos de 1997 a 2000, quando assumiu o Ministério da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Gregori esteve sempre ao lado da afirmação de direitos e a ampliação do acesso à justiça e à democracia, tendo participado da elaboração da Carta pela Democracia, em 1977, em contraposição à Ditadura Militar, e também em 2022, ambas lidas nas arcadas da Faculdade de Direito da USP. O risco de uma deriva autoritária no último período o levou a manifestar apoio à chapa Lula-Alckmin para a Presidência da República.
José Gregori foi casado com Maria Helena Gregori, falecida em 2015, com quem teve três filhas, Maria Stella, Maria Filomena e Maria Cecília, a quem prestamos nossa solidariedade neste momento de dor.
José Gregori, presente!