Chamada para artigos Arts in Society Journal Collection Special edition: Race, class and gender in the invention of contemporary arts

Publicado em 1 de fevereiro de 2022

 

Arts in Society Journal Collection Special edition: Race, class, and gender in the invention of contemporary arts

The International Journal of Arts Theory and History (https://cgscholar.com/bookstore/cgrn/183/184)

Organização:  Patrícia Reinheimer e Nathanael Araújo

O prazo para submissão até dia 30 de abril de 2022.
Os artigos podem ser enviados para patriciareinheimer@ufrrj.br

Submissões de artigos em português serão aceitas. Uma vez aprovados, os artigos precisarão ser traduzidos para o inglês.

Apresentação

Na modernidade artística, isto é, entre o final do século XIX e o início do XX, as formas de atribuição de valor às obras de arte deixaram de ter relação com a capacidade narrativa e a representação realista do mundo. Surgiram sucessivamente novas formas de expressão, cada uma procurando maneiras inusitadas de retratar realidades subjetivas, representativas de um indivíduo criador. As qualidades estéticas dos artefatos artísticos passaram a ser medidas frente a novos critérios, expressivos de uma sensibilidade emergente que considerava o dom de forma laicizada, como a capacidade inata do criador de produzir coisas autênticas.

Um dos autores mais importantes para a reflexão acerca desse período e suas especificidades é Georg Simmel, que procurou compreender a ideia de singularidade como uma das dimensões do indivíduo, fundamentando o mundo do contrato, na subjetividade e no individualismo em oposição às variadas formas de coletividade.

Foi na arte abstrata que a ideia de autonomia artística, baseada em um discurso sobre estética que não levava em conta a prática da percepção sensível aos fenômenos artísticos (Cf. Campbell, 2010), chegou ao seu auge. Como afirma Schapiro (1937), a arte abstrata tinha “o valor de uma demonstração prática” das propostas modernistas. A ausência aparente de relação com a realidade empírica tornava ainda mais concebível a ideia de que o pensamento e os sentimentos estéticos fossem anteriores ao mundo representado.

Esse mesmo modernismo foi marcado por uma contínua ruptura com as hierarquias do que era considerado ou não arte. Foi próprio desse período a tentativa de totalizar a arte nos ismos, generalizando suas prerrogativas. A partir da segunda metade do século XX, vimos serem desenvolvidas novas articulações entre as experiências pessoais e as representações do mundo. Esses novos desenvolvimentos vieram a ser denominados “arte contemporânea”. A ideia de arte contemporânea surgiu também como uma forma elusiva de tentar abarcar certa totalidade que lhe escapava. Toda a arte produzida contemporaneamente é contemporânea? Ou a arte contemporânea é um estilo?

Uma das vertentes desta arte produzida na contemporaneidade é uma volta renovada ao social. Questionamentos, provocações e proposições fazem com que artistas apresentem propostas que se relacionam com tempos, lugares e pertencimentos diversos. Superada a era dos grandes relatos, essa arte contemporânea engajada no social coloca desafios à prática e à interpretação do mundo rechaçando certas afirmações simbólicas. No entanto, essa produção, para ser reconhecida, precisa que a subjetividade seja apresentada de forma a superar a particularidade individual, constituindo os fundamentos de um acordo comum.

Em meados da década de 1970, os estudos de gênero aportaram no Brasil e o iminente fim da ditadura civil-militar permitiu ao movimento negro e outros movimentos sociais retomarem suas demandas. Viu-se emergir no campo das lutas políticas e sociais e nos espaços acadêmicos uma imensa agenda de temas e questões, responsáveis por contribuir com a consolidação de institutos de pesquisas, grupos de estudos, linhas de investigação em programas de pós-graduação e criação de revistas científicas específicas. A quase inextricável correlação entre reflexão teórica e prática militante se mostrou um desafio vigoroso para o avanço, lado a lado, das lutas em prol da equidade de gênero e da conquista de direitos sociais e civis por parte das chamadas “minorias”.

Neste número do Arts in Society Journal Collection gostaríamos de apresentar alguns debates sobre marcadores sociais da diferença e como interseccionalidades de gênero, raça e classe têm inventado novos mundos artísticos. Diversas políticas públicas no Brasil, principalmente entre os anos de 2002 e 2012, estímularam a entrada de novos atores nesses mundos. Gostaríamos de apresentar alguns dos impactos que a produção visual fundada em paradigmas de produção de igualdade tiveram na constituição de identidades em um mundo dominado por imagens.

Os artigos devem seguir as regras da editora. Nos links é possível baixar os modelos e ver os requisitos de submissão.

https://cgscholar.com/cg_support/en/docs/59-journal-article-template
https://cgscholar.com/cg_support/en/docs/53-final-submission-article-requirements

Blog SBS

Facebook SBS

5 days ago

Sociedade Brasileira de Sociologia
🔍🌍 O estudo dos impactos e a investigação sobre como as novas tecnologias afetam a estrutura social, as relações interpessoais e até mesmo a forma como construímos nosso próprio sentido sobre o mundo, tem sido algo fundamental para o campo científico da Sociologia.Para a sociologia, isso implica desenvolver novos métodos e teorias, incorporando os meios digitais na pesquisa e na disseminação do conhecimento. É essencial estabelecer diálogos interdisciplinares, considerando desde a pesquisa individual até a formação de redes globais. Além disso, é crucial repensar os meios de divulgação científica, indo além dos fóruns especializados, focando na formação de profissionais da sociologia.Todas essas reflexões farão parte do 1º Fórum Brasileiro de Sociologia, que acontecerá entre os dias 16 a 18 de julho de 2024, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).Venha participar deste momento!➡️ Saiba mais e faça sua inscrição em: www.forum2024.sbsociologia.com.br#forumbrasileirodesociologia #sociedadebrasileiradesociologia #ciencia #tecnologia #inovacao #sociologia #USP #fflch ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook

6 days ago

Sociedade Brasileira de Sociologia
💬🌍 A Sociedade Brasileira de Sociologia, em parceria com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP, realiza entre os dias 16 a 18 de julho de 2024, o primeiro Fórum Brasileiro de Sociologia.Com o propósito de debater o impacto das transformações contemporâneas sobre o campo científico da Sociologia, o Fórum Brasileiro de Sociologia traz em sua programação uma série de mesas redondas que irão discutir sobre os principais desafios da área nos dias atuais.Venha participar de mais este evento da Sociedade Brasileira de Sociologia!🌐 Acesse ao site do Fórum e confira toda sua programação: www.forum2024.sbsociologia.com.br/site/capa#sociedadebrasileiradesociologia #forumbrasileirodesociologia #fflch #USP #CNPq #capes ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
📢📚 Chamada de Submissões de artigos: dossiê “Mercados Transnacionais e suas Ferramentas: Materialidades, Regulações e Agenciamentos”🔍 Você tem pesquisas e estudos interessantes para compartilhar? Então, esta é a sua oportunidade! Estamos animados em anunciar a abertura de submissões para o próximo dossiê da Revista Brasileira de Sociologia.ℹ️ Processo de Avaliação em Quatro Etapas:1️⃣ Avaliação de Formato: Nossa equipe editorial revisará inicialmente a adequação do seu manuscrito às Diretrizes para Autores. Se não estiver de acordo, você será notificado e sua submissão será arquivada.2️⃣ Avaliação de Pertinência: Os organizadores do dossiê, com o apoio da equipe editorial da RBS, analisarão a pertinência do seu manuscrito à ementa do dossiê e ao escopo da revista. Se não se encaixar, um parecer editorial será elaborado e enviado a você.3️⃣ Avaliação por Pares Duplo-Cega: Os manuscritos aprovados nas etapas anteriores serão submetidos a uma avaliação rigorosa por pares, mantendo o anonimato tanto dos autores quanto dos revisores. Submissões com pareceres negativos serão rejeitadas, enquanto aquelas com recomendação de revisão poderão ser rejeitadas ou ter solicitada uma revisão, dependendo do critério dos organizadores do dossiê.4️⃣ Seleção Final: Dos trabalhos aprovados, dois serão selecionados para integrar o dossiê. Os demais, a critério dos editores da RBS, poderão ser considerados para publicação em outras edições da revista, na seção de submissões em fluxo contínuo, se for do interesse dos autores.🌟 Participe e Compartilhe seu Conhecimento! 🌟Envie sua contribuição até 30/06/2024. Para mais informações sobre as diretrizes de submissão, visite: rbs.sbsociologia.com.br/#RevistaBrasileiraDeSociologia #Pesquisa #RevistaRBS #SubmissõesAbertas #SociedadeBrasileiraDeSociologia ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
🌍🔍 "Os cientistas sociais têm questionado as visões simplistas da globalização, destacando a importância das mediações locais e os efeitos heterogêneos da produção simultaneamente “local” e “global”. Observar a “globalização” a partir de diferentes perspectivas, tais como “a partir de baixo” e através de “circuitos secundários”, revela complexidades instáveis e interessantes na criação de vidas frágeis, precárias e segregadas, interligadas numa trama de capitalismo com “cadeias de suprimento” em rede.Apesar das múltiplas propostas epistêmicas e metodológicas que abordam o “impasse urbano” imposto pela globalização, persiste um significativo vazio de investigação na compreensão das ferramentas, dispositivos técnicos, instrumentos, materialidades e composições que constroem, regulam e estruturam os mercados transnacionais."Confira a chamada de artigos para o dossiê “Mercados Transnacionais e suas Ferramentas: Materialidades, Regulações e Agenciamentos” na íntegra: rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/announcement/view/35🗓📌 Submeta seu artigo até 30/06/2024.#RevistaBrasileiraDeSociologia #DossiêRBS #MercadosTransnacionais #SociedadeBrasileiraDeSociologia ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook

Twitter SBS

O feed do Twitter não está disponível no momento.